As velas de ignição estão entre os componentes que permitem dar a partida no veículo e têm extrema importância no desempenho do veículo. Saiba mais.
marcas
do mercado
A vela de ignição é um componente de extrema importância para garantir o bom desempenho do seu veículo,
Velas de ignição de qualidade e bem instaladas garantem o uso eficiente do motor, economizando combustível e produzindo a maior potência que a sua capacidade pode alcançar.
A vela de ignição é um dispositivo elétrico responsável por provocar faísca no topo do cilindro do motor, dando início ao processo de combustão. A faísca gera uma explosão, que move o pistão para baixo, fazendo força no eixo principal do motor — a força responsável por mover o veículo.
O manual do automóvel traz uma seção com as informações sobre os intervalos de quilometragem em que devem ser feitas determinadas trocas e revisões nos componentes do veículo.
Entre essas informações está o intervalo em que se recomenda trocar as velas de ignição, o que varia de veículo para veículo.
Em alguns modelos, a recomendação é fazer a troca a cada 20 mil quilômetros. Mas fique atento: alguns fabricantes recomendam que seja feita uma verificação ou mesmo a antecipação da troca na metade do intervalo caso o carro seja submetido a trânsito intenso diariamente.
A melhor maneira de testar uma vela de ignição é retirando-a do motor do veículo (remova primeiro os cabos, depois a porca localizada na parte superior, e então desencaixe-a do cilindro) e utilizando um multímetro.
Deixe o aparelho na faixa de OHM, 20k, toque o terminal da vela com o fio negativo (preto) e o eletrodo, na outra extremidade, com o fio positivo (vermelho). Qualquer resultado acima de 4 indica que a vela ainda está boa.
Dificuldades para dar a partida no veículo quando não há problemas com a bateria também podem indicar que as velas devem ser trocadas.