Confira as melhores opções de woofer e subwoofer para equipar seu carro com alto-falantes capazes de reproduzir graves intensos e poderosos.
marcas
do mercado
Sabe aquele grave potente, que faz tudo tremer e deixa qualquer música mais animada? Eles existem graças aos woofers e subwoofers, que garantem batidas poderosas com um som cristalino e de qualidade.
Woofers são alto-falantes capazes de reproduzir frequências baixas, que resultam nos sons graves e médios graves. Eles têm um tamanho maior — podem chegar a 18 polegadas — que drivers e tweeters, que reproduzem médios e agudos, respectivamente.
Para reproduzir os graves, o cone vibra a uma velocidade menor, mas demanda uma área maior para se movimentar. A faixa de frequência em que os woofers atuam, portanto, depende de seu diâmetro — ela pode ficar entre 50Hz e 4.500Hz.
Subwoofer é um tipo de alto-falante que reproduz frequências ainda mais baixas que as do woofer, entre 20Hz e 200Hz, que resultam nos sons mais graves.
Assim como um woofer, na comparação com alto-falantes cuja especialidade são os sons médios e agudos, os subwoofers são maiores, pois os graves demandam mais espaço para o aparelho vibrar.
Enquanto os woofers operam na faixa entre 50Hz e 4.500Hz, os subwoofers reproduzem frequências entre 20Hz e 200Hz.
Se, por um lado, os woofers são mais versáteis, por outro os subwoofers reproduzem as frequências mais baixas e por isso conseguem tocar com qualidade os sons mais graves.
Na hora de escolher um alto-falante do tipo woofer ou subwoofer para compor seu sistema de som automotivo, preste atenção nas seguintes características:
Potência RMS: medida em watts (W), quanto maior o número da potência, maior a carga que o subwoofer pode receber do módulo amplificador ou do aparelho de som automotivo.
Sensibilidade: é um valor medido em decibéis, e diz respeito ao volume. Quanto mais alta a sensibilidade do subwoofer, maior a intensidade e poder sonoro do alto-falante.
Frequência: é medida em Hertz. Como mostramos antes, os woofers operam na faixa entre 50Hz e 4.500Hz, enquanto os subwoofers reproduzem uma frequência entre 20Hz e 200Hz.
Para ter um bom sistema de som automotivo, apenas woofers e subwoofers não bastam. Equipe seu carro com:
Tweeters e super tweeters: alto-falantes que reproduzem com qualidade os sons agudos.
Drivers e cornetas: alto-falantes automotivos cuja especialidade são os médios e médios agudos.
Navegue pelas opções da AutoNext e eleve o som do seu carro a outro patamar!